650 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em uma descoberta alarmante em Boa Vista, a Polícia Civil encontrou medicamentos destinados aos indígenas Yanomami descartados de forma ilegal. Estes remédios, jogados em sacos de lixo e até dentro de uma fossa, estavam supostamente prestes a ser queimados em uma casa abandonada no bairro São Francisco. A suspeita é que os medicamentos, incluindo anestésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, seriam incinerados clandestinamente.
A delegada Magnólia Soares, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DRCAP), indicou que a intenção era claramente de ocultar esses remédios, já vencidos desde 2021. Frascos e caixas de medicamentos essenciais, como Amoxicilina e Nistatina, foram encontrados em condições deploráveis, revelando um total desrespeito ao bem-estar dos Yanomami.
A Polícia Civil, ao investigar inicialmente uma denúncia de tráfico de drogas, se deparou com esta situação chocante. A descoberta levou ao envolvimento da Polícia Federal, visto que os remédios eram destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), um órgão do Ministério da Saúde.
Esta situação evidencia um desprezo alarmante pela saúde dos povos indígenas, em especial dos Yanomami, que já enfrentam uma crise humanitária e sanitária grave. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde condenou o descarte dos medicamentos e afirmou que colaborará com as investigações.
A Polícia Federal, que agora lidera a investigação, deve esclarecer as circunstâncias desse descarte criminoso, enquanto a Terra Indígena Yanomami permanece em emergência de saúde pública desde janeiro de 2023. Este caso expõe a negligência e o abandono a que estes povos têm sido submetidos, e reforça a necessidade de medidas urgentes para garantir seus direitos básicos à saúde.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.