PF prende pai e filho, responsáveis por lucrativo mercado de dados ilegais

Portal Plantão Brasil
2/2/2024 09:58

PF prende pai e filho, responsáveis por lucrativo mercado de dados ilegais

0 0 0 0

634 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A operação I-Fraude, comandada pela Polícia Federal, resultou na prisão preventiva de pai e filho em Vinhedo, São Paulo, por estarem envolvidos em um amplo esquema de invasão de sistemas federais e venda de dados sigilosos de autoridades, incluindo o ministro Luís Roberto Barroso do STF. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (1), com a confirmação da prisão pela Justiça Federal de Campinas durante uma audiência de custódia à tarde.

As investigações revelaram que a dupla, parte de uma quadrilha, lucrava milhões com a comercialização ilegal de informações privadas, atingindo a marca de R$ 10 milhões entre 2010 e 2024. A PF identificou que entre os compradores dos dados estavam membros de facções criminosas e até policiais, que recebiam o serviço gratuitamente mediante comprovação de identidade.

O esquema envolvia a oferta de diversos "planos" de acesso aos dados através de redes sociais, atendendo cerca de dez mil "assinantes" e realizando em média dez milhões de consultas por mês. Com a prisão da dupla e a apreensão de evidências, a Polícia Federal busca desmantelar completamente esta operação ilegal que ameaçava a segurança de dados federais e a privacidade de indivíduos.

A gravidade das ações, que envolvem invasão de dispositivo informático, lavagem de bens ou valores e organização criminosa, pode levar os envolvidos a penas de até 23 anos de reclusão. A investigação continua em curso, podendo resultar em mais acusações à medida que novas informações são descobertas.

Painel que criminosos usavam para vender dados obtidos ilegalmente de sistemas federais — Foto: Polícia Federal

Veja o vídeo nesse link:

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians