581 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na última quinta-feira, dia 8, a Polícia Federal desencadeou uma importante operação denominada Tempus Veritatis, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A ação teve como foco a investigação sobre os esforços para um golpe de Estado que tentou abalar as estruturas democráticas do Brasil em 8 de janeiro do ano passado, tendo como alvos figuras centrais desse movimento, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e importantes membros militares, como o almirante Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, e os ex-ministros Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).
Garnier Santos, já indiciado pela CPI que investigou os atos antidemocráticos, é acusado de ter um papel ativo na tentativa de subverter o Estado Democrático de Direito, juntamente com outros participantes que buscavam manter Bolsonaro no poder contra a vontade popular expressa nas urnas.
A senadora Eliziane Gama, ao relatar os achados da CPI, destacou a influência decisiva de Garnier e outros no fomento das ações que culminaram na invasão dos edifícios dos Três Poderes por apoiadores bolsonaristas e de extrema direita, numa clara violação dos princípios democráticos.
As ações da Operação Tempus Veritatis abrangem a execução de 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, impactando diversos estados do país, em um claro sinal da seriedade e amplitude dos esforços para preservar a integridade democrática do Brasil.
Essa operação sublinha o compromisso das autoridades brasileiras em desmantelar qualquer tentativa de golpe e reafirma a força das instituições nacionais na defesa do Estado Democrático de Direito, visando assegurar que aqueles que tentam obter vantagem política através da subversão da ordem democrática sejam responsabilizados.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.