917 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante sua visita ao Cairo nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sublinhou a relevância do fortalecimento das relações entre Brasil e Egito, ao mesmo tempo em que expressou seu repúdio à escalada do conflito entre Israel e o Hamas. Em um encontro na sede da Liga dos Estados Árabes, Lula criticou o papel de países membros do Conselho de Segurança da ONU, apontando que, ao invés de promover a paz, estes países frequentemente iniciam conflitos.
Assista:
“O Brasil condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque a Israel e o sequestro de centenas de pessoas. Chamamos o ato de terrorista. Mas não tem nenhuma explicação o comportamento de Israel, a pretexto de derrotar o Hamas, estar matando mulheres e crianças, coisa jamais… pic.twitter.com/9zW92pQ3kL
— GloboNews (@GloboNews) February 15, 2024
Tenho a satisfação de voltar ao Cairo 20 anos depois de ter sido o primeiro presidente brasileiro a visitar o Egito. Parece que o Brasil estava fora do mundo, só olhava Europa e Estados Unidos. Retorno agora para celebrar o centenário do estabelecimento de relações diplomáticas…
— Lula (@LulaOficial) February 15, 2024
Tanto o Brasil como o Egito são dois grandes países em desenvolvimento que apostam na promoção do desenvolvimento econômico e social como pilares para a paz e segurança. Combatemos todas as manifestações de racismo, xenofobia, islamofobia e antissemitismo. #BrasilComEgito
— Lula (@LulaOficial) February 15, 2024
O Egito é hoje o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, com intercâmbio bilateral que chega a 2,8 bilhões de dólares. Nossos países já se beneficiam do Acordo Mercosul-Egito, que entrou em vigor em 2017. Para avançar agora na maior integração entre nossos…
— Lula (@LulaOficial) February 15, 2024