685 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal marcou para a próxima quinta-feira (22) o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por envolvimento em tramas golpistas que incluíam membros do governo e militares. A convocação foi confirmada pelo advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno.
Dentre as evidências que colocam Bolsonaro no centro das investigações, destaca-se um vídeo apreendido no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que registra uma reunião antes das eleições de 2022. Nela, Bolsonaro discute com ministros sobre ações preventivas contra uma possível derrota eleitoral, sugerindo a ativação de um "plano B".
Além do vídeo, a Polícia Federal encontrou um documento com propostas golpistas no gabinete de Bolsonaro na sede do PL. Esse documento sugeria a decretação de um estado de sítio e a imposição da garantia da lei e da ordem no país. Apesar desses indícios, aliados do ex-presidente defendem que ele não articulou um golpe de Estado explicitamente.
Em defesa, alega-se que Bolsonaro "jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o sustentam". Esta afirmação, contudo, é contestada pelas provas reunidas pela Polícia Federal, que apontam para uma tentativa de subversão da ordem democrática.
Este episódio reforça as preocupações sobre tentativas de interferência no processo democrático brasileiro, colocando em evidência os desafios enfrentados pelas instituições do país na preservação da democracia e do Estado de Direito.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.