606 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Senado Federal, em votação ocorrida nesta terça-feira (20), aprovou com ampla maioria — 62 votos favoráveis contra apenas 2 — o projeto de lei que restringe a possibilidade de saída temporária de detentos, popularmente conhecida como “saidinha”, limitando-a exclusivamente a casos de estudo. Devido a modificações no projeto original, a medida será reavaliada pela Câmara dos Deputados, onde já havia sido aceita em agosto de 2022.
Esta decisão legislativa é uma resposta direta às demandas de parlamentares contrários à atual administração, que sustentam que a "saidinha" tem sido aproveitada por presos para evadir-se e cometer novos delitos. A proposta visa, portanto, fortalecer o sistema de segurança pública e assegurar que a concessão de saídas temporárias seja estritamente vinculada a propósitos educacionais.
O texto, sob relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), gerou debates intensos no Congresso Nacional desde 2013, quando se iniciou a discussão acerca da necessidade de revisão das normas que regem as saídas temporárias de reclusos. O governo, por sua vez, adotou uma postura flexível, permitindo que os parlamentares de sua base votassem conforme suas convicções individuais.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.