1068 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), tomou a decisão de suspender os salários do ex-ministro Braga Netto e de Marcelo Câmara, ex-assessor pessoal de Jair Bolsonaro, ambos remunerados pelo partido. Braga Netto, que desempenhava funções relacionadas à logística e à organização de palanques eleitorais, recebia aproximadamente R$ 40 mil, enquanto Câmara tinha uma remuneração de cerca de R$ 20 mil. A medida foi adotada após Valdemar ser proibido de manter comunicação com ambos, em virtude de suas investigações pela Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura a tentativa de golpe.
A situação de Braga Netto, particularmente, causou surpresa dentro do PL devido ao seu profundo envolvimento com os planos golpistas, algo que nem mesmo Costa Neto esperava, apesar de anteriormente elogiar o ex-ministro. Valdemar Costa Neto se distanciou da postura adotada por Bolsonaro e outros generais, optando por colaborar com a Polícia Federal e responder às perguntas dos investigadores, contrastando com o silêncio de Bolsonaro perante a PF.
Durante seu depoimento, que durou aproximadamente três horas, Valdemar foi interrogado sobre seu conhecimento a respeito das pessoas envolvidas com o golpe, respondendo a todas as perguntas feitas. Segundo seu advogado, Marcelo Bessa, nunca houve dúvida de que Valdemar prestaria seu depoimento, mostrando disposição em esclarecer os fatos.
No contexto atual, percebe-se uma ruptura definitiva entre Valdemar Costa Neto e Bolsonaro, evidenciada pela decisão de cortar os salários de dois de seus principais aliados e pela cooperação de Valdemar com as autoridades. O consenso dentro do PL é de que não há mais caminho de volta para Bolsonaro, com muitos prevendo sua prisão ao final das investigações e ponderando sobre as implicações dessa possível prisão para o futuro eleitoral do partido, considerando a influência de Bolsonaro como seu principal cabo eleitoral.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.