505 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Ministros do Supremo Tribunal Federal interpretaram a manifestação liderada por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista como um claro sinal de desespero e esgotamento. O ato, que teve discursos repetitivos e ataques ao STF, aconteceu dias após o ministro Alexandre de Moraes abrir prazo para alegações finais dos réus do núcleo principal da tentativa de golpe bolsonarista. O julgamento pode ocorrer em setembro.
Os magistrados observaram a queda na adesão popular e o tom defensivo dos discursos no palanque. Para um dos ministros, os pronunciamentos foram marcados por desespero, enquanto outro ressaltou o cansaço das pautas bolsonaristas, como o apelo pela anistia aos criminosos dos atos de 8 de janeiro.
Durante o evento, Bolsonaro tentou se vitimizar, alegando que pode ser alvo de “covardia” do STF. Também fez um apelo político dizendo que, com maioria no Congresso, não precisaria mais da Presidência. Já o pastor Silas Malafaia, em tom agressivo, atacou Alexandre de Moraes, incentivando o público a chamá-lo de “assassino” e defendendo pautas golpistas.
O ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que fez acordo de delação com a Polícia Federal, também foi atacado. Outro momento lamentável partiu do senador Magno Malta, que chamou a ministra Cármen Lúcia de “tirana”, por seu voto em favor da responsabilização de plataformas digitais contra fake news.
A manifestação bolsonarista foi vista como fraca e repetitiva. A tentativa de mostrar força com a presença de governadores aliados — como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Jorginho Mello e Cláudio Castro — não surtiu o efeito esperado. Embora tenham evitado ataques diretos ao STF, mantiveram a retórica de apoio ao ex-presidente.
A percepção no Supremo é de que Bolsonaro e seus seguidores vivem um momento de desgaste profundo. A estratégia de mobilização nas ruas não surtiu efeito diante das evidências crescentes de envolvimento no esquema golpista. O movimento dá sinais claros de que perdeu fôlego e direção.
Veja:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.