1625 visitas - Fonte: Dce Livre da USP
A Folha de São Paulo mais uma vez tenta convencer a opinião pública sobre a cobrança de mensalidades na USP. A reportagem expõe os dados que comprovam que o acesso à universidade é restrito, porém tenta persuadir ao sugerir que os 60% dos alunos da USP, que tem rendimento familiar superior a três salários mínimos (pouco mais de 2 mil reais), teriam condições de pagar uma mensalidade, seja ela parcial ou integral.
O calculo deles está equivocado: uma família cujo rendimento mensal está acima de dois mil reais por mês teria obrigatoriamente que pagar mensalidade numa faculdade particular. Mas será que ela teria condições, ainda mais com o alto custo de vida nas grandes cidades?
O mais grave é que a Folha ignora completamente a democratização do acesso por meio de cotas sociais e raciais e até mesmo a questão da universalização do ensino público. A solução contra o problema exclusão social para Folha é, contraditoriamente, mais exclusão! Nada inesperado de quem apoiou animosamente um regime autoritário que promoveu a desigualdade social.
Para quem quiser ler a reportagem completa:
http://bit.ly/1xaYM7A
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.