23874 visitas - Fonte: plantão brasil
O juiz Sergio Moro acaba de decretar a prisão de Lula, que tem até amanhã para se entregar em Curitiba. Depois de cumprir um sexto do total da pena, o ex-presidente pode requisitar a mudança para o regime semi-aberto.
Lula pode entrar com outro pedido de Habeas Corpus mas dificilmente o STF mudará o entendimento julgado ontem. A Ministra Rosa Weber chegou a dizer que a prisão de Lula é inconstitucional mas que negaria o HC porque o STF ainda não votou o tema da prisão em segunda instãncia.
Mas Lula pode sair antes. Em setembro a ministra amiga de Michel Temer e dos donos da Globo, Carmen Lúcia, deixa a presidência do STF e dá lugar a Dias Toffoli. Toffoli pode pautar o tema que evita prisão em segunda instância, que se aceito pela maioria do STF, daria liberdade ao ex-presidente.
Também há uma remota opção de que Carmen Lúcia traia os interesses golpistas e paute o tema, mas especialistas analisam que é praticamente impossível.
O presidente também pode ser considerado inocente pelo STJ, mas sabemos que a Justiça só correu com o processo dele para que ele fosse preso rapidamente. O STJ dificilmente passará o processo de Lula na frente de outros, como fizeram Moro e o TRF4.
Para efeito de comparação: a irmã e primo de Aécio Neves ficaram menos de três semanas presos. Joesley Batista ficou cerca de 4 meses preso. Já Rocha Loures, que pegou mala de dinheiro para Temer, ficou 25 dias atrás das grades. José Perrella nunca foi preso pelo helicóptero com cocaína. O piloto do helicóptero ficou menos de 6 meses preso.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.