516 visitas - Fonte: Yahoo Brasil
BRASÍLIA — O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou nessa quarta-feira que vai solicitar ao STF o afastamento do secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, do cargo. Funcionários do Ministério da Justiça relatam que houve pressão interna no processo de extradição do blogueiro e bolsonarista Allan os Santos.
’’Vamos peticionar, ainda hoje, ao Min. Alexandre de Moraes, pedido de afastamento do Sr. Vicente Santini da Secretaria Nacional de Justiça, por possível crime de embaraço à investigação sobre organizações criminosas no âmbito do inquérito das Fake News’’, declarou o parlamentar na sua conta no Twitter.
Três funcionários do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) prestaram depoimentos à Polícia Federal em que alegam pressões do Ministério da Justiça para barrar a extradição do blogueiro Allan dos Santos. A PF agora apura se houve tentativa de interferência no processo por parte do governo federal.
De acordo com depoimentos reunidos pela PF, Vicente Santini tentou descobrir informações sobre a extradição do blogueiro e que o secretário pode ter cometido o crime de "embaraço a investigação de infração penal que envolva organização criminosa". Santini é amigo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro e já se envolveu em outras polêmicas ao passar por diversos cargos no governo federal.
Mais cedo, o ministro da Justiça, Anderson Torres, negou a acusação e disse nas redes sociais que houve apenas “pedido de acesso legítimo, do Secretário de Justiça aos autos, o que lhe foi negado pela sua subordinada”.
Em outubro, o ministro do STF Alexandre de Moares determinou a extradição de Allan dos Santos, que reside atualmente nos Estados Unidos. O blogueiro é alvo de inquéritos no STF sobre Fake News, além de ser investigado em atuação de milícia digital contra a democracia.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.