TSE formalizou mandatos coletivos para a próxima eleição, mas candidatura continua individual

Portal Plantão Brasil
17/12/2021 10:47

TSE formalizou mandatos coletivos para a próxima eleição, mas candidatura continua individual

0 0 0 0

352 visitas - Fonte: Portal Fórum

Apesar de existirem há duas eleições, os mandatos coletivos ainda não possuíam regras formais e nem estavam previstos na lei.



Dessa maneira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (16) uma resolução que permite incluir nas urnas eletrônicas o nome do representante e do coletivo.

Com isso, o TSE estabeleceu que o nome do candidato continuará a aparecer na urna, mas deverá ser acompanhado do nome do coletivo que o apoia.

Por exemplo, o candidato “X” pertence ao coletivo “Y” então, o nome de “X” deverá estar acompanhado do nome de “Y” na urna: “X” do coletivo “Y”.



“No caso de candidaturas promovidas coletivamente, a candidata ou o candidato poderá, na composição de seu nome para a urna, apor ao nome pelo qual se identifica individualmente a designação do grupo ou coletivo social que apoia sua candidatura, respeitado o limite máximo de caracteres”.

No entanto, o TSE reforça que continua vedado o registro de nome de urna do coletivo ou grupo social, ou seja, a candidatura continua sendo individual.



A matéria ficou sob relatoria do ministro Edson Fachin que afirmou que o TSE “concretiza diretriz de democratização da participação política, que não colide com nenhuma regra legal, uma vez que a candidatura continua a ser individualizada”.

Por fim, o ministro Fachin declarou que o regramento estabelecido visa não confundir o eleitor, mas sim “esclarecer sobre o perfil da candidata ou do candidato”.


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians