793 visitas - Fonte: Portal Fórum
Em uma live de outubro de 2020, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou para o presidente Jair Bolsonaro (PL) que o Grupo Itapemirim entraria no ramo de transporte aéreo. Durante a cena, em tom de comemoração, o presidente abre um pacote com um ônibus em miniatura da Itapemirim, enquanto o ministro conta a novidade.
A empresa, no entanto, teve o Certificado de Operador Aéreo da ITA Transportes Aéreos suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), horas depois da decisão do grupo de adiar 513 voos programados entre sábado (18) e o dia 31. Sem o documento, a empresa não poderá voltar a voar.
A suspensão dos voos da Itapemirim pode deixar no chão até o dia 2 de janeiro cerca de 40 mil passageiros. De acordo com um executivo do setor, as empresas Gol, Latam e Azul não poderão absorver estes passageiros, pois estão com seus voos de fim de ano lotados.
Recuperação judicial
Estranhamente, a Anac aprovou a concessão à Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. em maio deste ano, em Reunião Deliberativa Eletrônica, para exploração de serviços de transporte aéreo público regular e não regular de passageiro, carga e mala postal, doméstico e internacional.
A Viação Itapemirim S/A, que faz transportes terrestres, está em recuperação judicial. O que se diz no mercado é que a empresa, ao invés de pagar seus credores, teria jogado todo o seu capital ativo na empresa aérea. Seis meses após iniciar suas operações veio a suspensão dos voos.
Live recuperada
Na live, recuperada por internautas, Tarcísio Freitas comemora a novidade com Bolsonaro:
“A Itapemirim estava conosco mostrando os investimentos que vai fazer no transporte de passageiros e no transporte aéreo. Eles estão habilitando a empresa agora pra começar a operar no transporte aéreo.”
“E aquela orientação que você fez para o transporte aéreo, fala alguma coisa sobre aquilo lá”, pede Bolsonaro.
“Presidente, é o programa voo simples, que é um programa de desregulamentação, de simplificação do transporte aéreo. E isso nasceu porque a gente vinha escutando os pilotos, as profissionais das empresas de transporte de aviação agrícola, de aviação experimental, de aviação executiva, a dificuldade que eles tinham, os custos que eles tinham”, respondeu Tarcísio.
Oi ministro @tarcisiogdf! Uma dúvida sincera. Segundo reportagens a Itapemirim estava em recuperação judicial desde 2016 e mesmo assim recebeu permissão pra operar no setor aéreo. Inclusive em OUT/20 vocês estavam animados. Agora ela quebra. Isso é normal?pic.twitter.com/Or7RwhmmNH
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) December 18, 2021