985 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
A Polícia Federal, em ação coordenada com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), lançou nesta terça-feira (14) a Operação Minuano, que visa desmantelar uma rede criminosa acusada de cometer fraudes em fundos de investimento. Essas ações ilícitas teriam causado um prejuízo estimado em R$ 451 milhões a diversos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de servidores públicos espalhados pelo país.
A operação mobilizou mais de 100 agentes da PF para executar 27 mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Paulo e Rio de Janeiro. As medidas cautelares adotadas incluem a suspensão de atividades financeiras e o bloqueio de contas e ativos, equivalentes ao montante do prejuízo estimado.
As investigações tiveram início com as descobertas da Operação Gatekeepers, de 2018, e apontam que o grupo criminoso obteve e desviou aproximadamente R$ 239 milhões de 69 Regimes Próprios de Previdência Pública em diversos estados, incluindo Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo, entre outros.
Os envolvidos estão sob acusação de uma série de crimes, como gestão fraudulenta, apropriação indébita, estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em caso de condenação, as penas combinadas podem ultrapassar 40 anos de prisão.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.