622 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em uma recente publicação, o jornal Folha de S. Paulo, conhecido por suas inclinações neoliberais, lançou críticas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A matéria sugeria a necessidade de devolver recursos ao Tesouro Nacional e vender participações em empresas, como a Petrobras. A abordagem foi rebatida pelo BNDES, presidido pelo economista Aloizio Mercadante, que defendeu a gestão financeira do banco.
O BNDES esclareceu que, em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), já havia devolvido ao Tesouro Nacional um total de R$ 693,17 bilhões, incluindo uma liquidação antecipada e pagamentos regulares. O banco destacou que a devolução dos R$ 23 bilhões restantes será feita em parcelas até 2030, de modo a não comprometer as operações do banco nem as metas de resultado primário do orçamento.
Quanto à venda de participações acionárias, o BNDES ressaltou que qualquer desinvestimento deve estar alinhado às políticas públicas e às prioridades do Governo Federal, além de considerar as condições de mercado. O banco reforçou que a administração responsável do portfólio é essencial para evitar prejuízos ao erário e ao povo brasileiro, ressaltando que vendas apressadas ou em condições desfavoráveis poderiam, na verdade, reduzir o resultado primário do Tesouro.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.