996 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal está intensificando seus esforços para concluir as investigações contra Jair Bolsonaro (PL) antes da campanha eleitoral. Os relatórios dos inquéritos devem ser encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR) no próximo mês, visando evitar acusações de influência no pleito municipal.
Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o das milícias digitais, que investiga a disseminação de conteúdo contra instituições democráticas, e um inquérito sobre suposta fraude no cartão de vacinação da Covid-19. Há também investigações sobre a venda de joias recebidas em viagens oficiais e uma suposta tentativa de golpe de Estado.
O inquérito das milícias digitais, iniciado em julho de 2021, tem prorrogação até setembro deste ano. Em relação à fraude no cartão de vacinação, Bolsonaro e 16 pessoas foram indiciadas por associação criminosa e inserção de dados falsos. A investigação foi intensificada em março, com diligências para apurar o uso de certificados falsos nos Estados Unidos.
O esquema das joias envolve presentes valiosos supostamente negociados por aliados de Bolsonaro. A PF obteve depoimentos e documentos financeiros nos EUA, colaborando com o FBI. Já a tentativa de golpe de Estado investiga a disseminação de alegações de fraude eleitoral para justificar uma intervenção militar, com provas de que Bolsonaro alterou uma minuta de decreto.
Com a proximidade das eleições municipais, a conclusão rápida desses inquéritos é crucial para evitar acusações de manipulação do processo eleitoral. A PGR decidirá sobre possíveis denúncias.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.