1055 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Um projeto de lei enviado pelo governo de Benin ao parlamento visa conceder a cidadania do país a todos os afrodescendentes do mundo. O presidente de Benin, Patrice Talon, discutiu a proposta durante sua visita oficial ao Brasil, onde se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Talon declarou que todos os brasileiros afrodescendentes são considerados beninenses e que isso deveria ser motivo de orgulho. O projeto será votado em breve e, caso aprovado, permitirá que afrodescendentes obtenham a nacionalidade beninense.
Segundo o governo de Benin, a cidadania concedida será em uma modalidade limitada, permitindo a obtenção de passaportes, mas sem o direito de votar. Os interessados deverão comprovar sua afrodescendência através de documentos oficiais, testemunhos e um teste de DNA realizado por órgãos chancelados pelo país.
A ideia de que "todos os afrodescendentes são beninenses" é inspirada no pan-africanismo, que busca a união do continente africano para superar o subdesenvolvimento imposto pelo colonialismo. Durante a escravidão, muitos negros foram enviados às Américas, perdendo parte de sua identidade original. O movimento panafricano defende a superação dessa perda de identidade e a união dos descendentes africanos.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.