779 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo federal, comprometido em ampliar investimentos e promover a universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até 2026, celebrou nesta segunda-feira (3) os 20 anos do serviço no Congresso Nacional. O Samu, que já atende 92% da população brasileira, é considerado uma referência na saúde pública.
O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde que criou o Samu, destacou a importância do serviço e sua legitimidade junto à população brasileira. A senadora Janaína Farias (PT-CE) elogiou o Samu como um patrimônio brasileiro que revolucionou a saúde pública no país.
Atualmente, o Samu chega a mais de 187 milhões de brasileiros em cerca de 3,9 mil municípios. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o objetivo é alcançar 100% de cobertura até 2026, conforme previsto no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela mencionou os desafios enfrentados nos últimos anos, como a falta de renovação de frotas e equipamentos, e destacou o aumento de 30% no valor do custeio do programa pelo atual governo.
Para alcançar a universalização, serão entregues 1.780 novos veículos em 2024, com um total de 1,8 mil novos veículos e 14 novas centrais na primeira fase do PAC. O Samu conta atualmente com um orçamento de R$ 1,9 bilhão para manter uma frota de 3.847 carros, 246 motos, 13 lanchas e 21 equipes de resgates aeromédicos.
A operação do Samu é custeada por municípios, Distrito Federal, estados e União, sendo uma operação cara, mas essencial no Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é acessado pelo número "192" e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes capacitadas oferecendo orientações e transporte adequado.
Com informações da Agência Senado
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.