366 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Se você já fez uma pesquisa no Google, sabe que nem sempre os resultados são os mais eficientes. Muitas vezes, os mesmos sites aparecem repetidamente, promovendo uma visão limitada das notícias e privilegiando grandes conglomerados de comunicação em detrimento do jornalismo independente.
Criadores de conteúdo se esforçam para produzir material que atenda às expectativas do público e do algoritmo do Google, que é uma das principais fontes de audiência do jornalismo digital hoje em dia. No entanto, documentos vazados recentemente revelaram a verdadeira engenharia por trás do rankeamento dos sites no buscador, mudando os paradigmas da internet.
Na última semana, funcionários do Google publicaram acidentalmente documentos da API que mostram que a empresa mentia sobre os critérios utilizados para ranquear sites em sua ferramenta de pesquisa.
Os dados vazados mostram que o Google não é tão transparente com sites, blogs e usuários como alegava. A empresa afirmava que não utilizava dados de autoridade (tamanho e relevância dos veículos de mídia), que não usava sistemas de monitoramento de mouse e clique (como o NavBoost) e que não tinha conexão com os dados do Chrome na hora de fazer o rankeamento. No entanto, os documentos vazados sugerem o contrário.
A documentação revela que o Google mede a autoridade em todo o site, privilegiando sites maiores com grandes equipes e muito dinheiro. Além disso, sistemas como o NavBoost usam dados de cliques para influenciar as classificações e os dados do Chrome são utilizados nos algoritmos de classificação, apesar das negações anteriores da empresa.
O Google confirmou as informações vazadas, mas como o algoritmo é secreto, uma nova atualização desses dados pode mudar tudo nos próximos meses. A empresa advertiu contra fazer suposições imprecisas sobre a Pesquisa com base em informações fora de contexto, desatualizadas ou incompletas.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.