760 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal (PF) está investigando quem articulou e facilitou a fuga em massa dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Nesta quinta-feira (6), uma mega operação foi deflagrada para prender 209 foragidos da Justiça em 18 estados e no Distrito Federal. Até o momento, 50 pessoas foram presas, enquanto 159 permanecem foragidas.
Os investigadores acreditam que a fuga dos envolvidos foi organizada, sugerindo a existência de uma rede de apoio coordenada. "É impossível todo mundo ter tido a mesma ideia ao mesmo tempo", afirmam, ressaltando que a facilitação da fuga é um crime grave.
A PF também está investigando a presença de 60 fugitivos na Argentina, país governado por Javier Milei, aliado de Jair Bolsonaro, o que pode dificultar a extradição. A Polícia Federal planeja solicitar oficialmente a extradição ao governo argentino, mas a resposta de Milei é incerta.
Os foragidos são procurados por vários motivos, incluindo violação de tornozeleira eletrônica, mudança de endereço sem comunicação prévia às autoridades e o não comparecimento às audiências judiciais. Os nomes daqueles que não forem presos serão inseridos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Para os identificados no exterior, a PF planeja incluí-los na lista de procurados da Interpol, ampliando a busca globalmente.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.