450 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal vai encaminhar na próxima semana a lista com pedidos de extradição de bolsonaristas envolvidos no ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos na Argentina. A operação para trazer os réus e investigados de volta ao Brasil será realizada em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informou Andrei Passos, diretor da corporação.
“Vamos listar todos os condenados que possivelmente estejam na Argentina e encaminhar os pedidos de extradição, tudo em articulação com o Ministério das Relações Exteriores e Supremo Tribunal Federal”, declarou Passos ao Blog do Valdo Cruz no g1.
A corporação também solicitará que os nomes dos foragidos sejam incluídos na "rede Anfast de capturas da Ameripol", a comunidade de polícias das Américas. A lista será enviada na próxima semana porque a PF ainda está finalizando o mapeamento dos bolsonaristas na Argentina, explicou Passos.
Uma lista inicial da corporação indica que 65 envolvidos no ataque se refugiaram ilegalmente no país vizinho. Há preocupações de que a Argentina possa ter aceitado pedidos de asilo político feitos pelos foragidos.
No governo Lula, há incertezas sobre como o presidente de extrema-direita da Argentina, Javier Milei, reagirá ao pedido de extradição. Milei, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, convidou o ex-mandatário brasileiro para sua posse e é crítico ao presidente Lula. Um assessor direto de Lula considera que este pedido será um teste para a relação entre os dois países, dependendo se Milei seguirá os caminhos jurídicos internacionais ou tomará uma posição política.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.