862 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) expressou sérias preocupações sobre a denúncia feita ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) contra Andreza Matais, editora-chefe de Política do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão).
A denúncia alega que Matais coagiu repórteres a produzir uma matéria falsa ligando o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao crime organizado. Gleisi classificou a situação como "gravíssima" e criticou o Estadão por usar sua concessão pública para espalhar mentiras.
Ela afirmou que se uma reportagem é usada para disseminar fake news e ódio, isso indica uma falha no jornalismo. A denúncia, revelada pela Revista Fórum, menciona que repórteres foram submetidos a assédio e humilhação, e que o conteúdo contra o ministro foi ampliado pela rádio Eldorado/Estadão FM 107,3.
Segundo os denunciantes, a motivação de Matais seria impulsionar a candidatura de Bruno Dantas, presidente do TCU, ao STF. Andreza Matais negou as acusações, e o caso foi encaminhado ao departamento jurídico do Estadão.
Gravíssima denúncia feita ao MPT-DF sobre a fabricação do 'escândalo da dama do tráfico' pelo Estadão para fazer parecer que @FlavioDino é simpático ao crime organizado. Matéria da @revistaforum revela que repórteres envolvidos relataram assédio e humilhação por parte da editora…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 19, 2023