Bolsonaro quer nomear Crivella para embaixador da Africa do Sul, o que garantiria ao ex-prefeito, sobrinho de Edir Macedo, o foro privilegiado

Portal Plantão Brasil
7/6/2021 21:24

Bolsonaro quer nomear Crivella para embaixador da Africa do Sul, o que garantiria ao ex-prefeito, sobrinho de Edir Macedo, o foro privilegiado

0 0 0 0

1695 visitas - Fonte: O Globo

A nomeação de Marcelo Crivella para a embaixada do Brasil na África do Sul, que o presidente Jair Bolsonaro quer tentar aprovar no Senado, não serviria apenas para o presidente recompor sua relação com a Igreja Universal do Reino de Deus, estremecida com a expulsão dos principais líderes da Igreja em Angola.







O status de embaixador também garantirá a Crivella foro privilegiado, fazendo com que o processo criminal de que ele é alvo seja remetido ao Supremo Tribunal Federal.



Ao longo desta segunda-feira, interlocutores do Itamaraty confirmaram à equipe do blog que Bolsonaro já enviou ao governo da África do Sul a consulta formal sobre a nomeação de Crivella, por meio de um telegrama secreto.



A informação foi publicada em primeira mão pelo jornal Correio Braziliense. Para que a indicação seja formalizada junto ao Senado, a quem cabe aprová-la, é preciso que o governo sul-africano dê, antes, aval ao nome de Crivella. Isso ainda não aconteceu.







Sobrinho de Edir Macedo, o líder máximo da Universal, e bispo da igreja, Crivella foi preso em dezembro passado no curso da operação "QG da propina", em que o ministério Público o acusa de liderar um esquema de recebimento de propina para favorecer empresas em licitações e agilizar pagamentos pendentes na prefeitura.



Depois da operação, Crivella ficou em prisão domiciliar e passou a ser processado na Justiça comum, mas a investigação foi remetida à Justiça Eleitoral pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que também cancelou a prisão.



Na semana passada, a promotora do Ministério Público Eleitoral Patrícia Tavares pediu o arquivamento da investigação eleitoral e o envio da investigação de volta à Justiça Comum, dizendo não haver provas de que o dinheiro dos subornos foi usado na campanha. Para a promotora, Crivella deve ser processado junto com os outros 25 réus da mesma ação.







A crise entre o governo Bolsonaro e a igreja de Edir Macedo começou no início de maio, quando o governo angolano indiciou os principais líderes da Universal no país por lavagem de dinheiro. As investigações tiveram origem em denúncias de membros da própria Universal em Angola. Além disso, dezenas de missionários não estão tendo o seu visto renovado para atuar no país onde a igreja possui 230 templos.



Alguns já foram inclusive expulsos, o que levou a uma revolta de líderes da Universal no Brasil com Jair Bolsonaro. Para muitos dos representantes da igreja, o governo federal não agiu para proteger seus membros. Desde então, Bolsonaro vem mobilizando o Itamaraty para debelar a crise entre os políticos da Universal, que o apoiou na eleição e compõe a sua base evangélica.



A nomeação de Crivella é um gesto inequívoco de agrado à Universal, mas suspeita-se que o sobrinho de Edir Macedo possa ter problemas em ter seu nome aprovado. Isso porque, embora Crivella tenha passado alguns anos na África do Sul, no início da vida religiosa, as denúncias feitas em Angola também tem reflexos naquele país.







Um dos que forneceram informações à investigação angolana foi o bispo Valente Bezerra Luís, o principal líder local, que afirmou que a África do Sul era um dos países pelos quais passava o dinheiro arrecadado com o dízimo nas igrejas angolanas. Segundo ele, os recursos eram transportados clandestinamente em carros de luxo ao país e, de lá, embarcados para o Brasil.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians