Aécio sinaliza que vai ao STF por CPI da Petrobras

Portal Plantão Brasil
3/4/2014 11:46

Aécio sinaliza que vai ao STF por CPI da Petrobras

0 0 0 0

1572 visitas - Fonte: Brasil 247

Presidenciável tucano protestou ontem contra o que chamou de "manobra" do governo para tentar impedir investigações sobre a Petrobras depois que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indicou que pretende instalar CPI para investigar múltiplas denúncias, como pediram líderes da base; "O senador Aloysio [Nunes, líder do PSDB] fala, em nosso nome, que se for essa a interpretação, de desprezar a CPI apresentada pelas oposições, nos restará judicializar essa questão e correr ao Supremo Tribunal Federal", afirmou; Aécio Neves (PSDB-MG) se mostrou indignado com a possível mudança: "nunca se viu isso nessa Casa"



A tentativa de investigar a Petrobras pode acabar indo parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o que sinalizou, na noite desta quarta-feira 2, o senador e pré-candidato a presidente Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano se mostrou indignado com a sinalização do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de instalar uma CPI com múltiplas investigações, como o caso Alstom, que envolve o PSDB. "Nunca se viu isso nessa Casa", protestou.



Renan rejeitou ontem o pedido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para que a CPI da oposição não fosse instalada. "Não fui eleito presidente de uma instituição centenária como o Senado para fazer favores com a lei e o nosso regimento interno", disse. Ao mesmo tempo, o presidente do Congresso rejeitou questionamento apresentado pelo líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), para que não fosse atendido pedido do governo de incluir outras investigações na CPI da Petrobras.



"Tínhamos, os senadores da oposição, uma interpretação diversa dessa que vossa excelência externa agora sobre a decisão que havia tomado. O senador Aloysio fala, em nosso nome, que se for essa a interpretação, de desprezar a CPI apresentada pelas oposições, nos restará judicializar essa questão e correr ao Supremo Tribunal Federal", disse Aécio Neves.



"A manobra da senadora Gleisi Hoffman, ou por ela comandada, serve exclusivamente aos interesses do Palácio do Planalto. Submete essa Casa a uma sessão vergonhosa. Impedir pela maioria governista a oposição de exercer sua prerrogativa de fiscalizar as ações do governo? Nunca se viu isso nessa Casa", acrescentou Aécio. A Renan, afirmou: "Vossa Excelência não pode servir a essas manobras. O que está em jogo é algo extremamente grave".



A oposição protocolou nesta quarta-feira pedido para a criação de uma CPI mista para investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, além de outros três pontos. Em paralelo, no Senado, o pedido de CPI feito pela oposição ainda pode sofrer mudanças, pois Renan enviou a questão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O órgão deve avaliar na próxima reunião, marcada para a quarta-feira 9, se a CPI deverá ou não sair do papel.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians