429 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A declaração do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO), comparando nordestinos a galinhas, é baseada em um boato que circula nas redes sociais há anos. Existem duas versões da história: uma envolve Adolf Hitler e outra, Josef Stalin, citado por Gayer no trecho da palestra que viralizou.
Segundo a narrativa, durante uma reunião, o protagonista (Hitler ou Stalin) teria pedido uma galinha e começado a depená-la, oferecendo migalhas de comida ao animal, que passou a segui-lo, mesmo sangrando. “Assim, facilmente, se governa os estúpidos. Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei? Tirei-lhe tudo…, as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos”, diz o protagonista da história. Não existe nenhuma fonte histórica que confirme o episódio.
O boato foi narrado inicialmente por um novelista do Quirguistão para a revista Newsweek em 1987 e posteriormente citado no livro “Can Man Live Without God?” (“Pode o homem viver sem Deus?”), de Ravi Zacharias, em 1994. Nenhum dos dois apontou qualquer fonte histórica para embasar o relato.
Veja a fala do deputado bolsonarista:
?? Gayer compara nordestinos a galinhas que recebem migalhas
— Metrópoles (@Metropoles) June 9, 2024
Deputado federal Gustavo Gayer é pré-candidato à prefeitura de Goiânia (GO). A declaração aconteceu em um evento na Bahia, em maio
Leia: https://t.co/tR4wux5RXe pic.twitter.com/IFV1OXugsM