970 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ex-vice-presidente e atual senador, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), solicitou ao presidente da Argentina, Javier Milei, que conceda asilo político aos foragidos da Justiça brasileira pelos atos golpistas cometidos em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Mourão afirmou que os investigados e condenados fugiram para a Argentina devido à falta de confiança na Justiça brasileira, que, segundo ele, negou direitos básicos do devido processo legal e impôs penas desproporcionais.
"A ida de condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro para a Argentina mostra que essas pessoas não mais confiam na Justiça brasileira, que lhes negou direitos básicos do devido processo legal, bem como impôs penas desproporcionais aos delitos supostamente praticados. A captura internacional, tão desejada pelo governo de turno, mostra claramente o viés autoritário e persecutório da esquerda no poder. Que Javier Milei e a ’Comisión Nacional para los Refugiados (Co. Na. Re)’ lhes concedam o justo asilo político", publicou Mourão no X, antigo Twitter.
O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, afirmou que a Argentina analisará os pedidos de refúgio de brasileiros caso a caso e fornecerá as informações solicitadas pelo Brasil conforme determina a lei. A Polícia Federal brasileira está listando os brasileiros investigados ou condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro que possuem mandados de prisão e estão na Argentina.
Autoridades brasileiras temem que a negativa do governo argentino em relação aos pedidos de extradição possa criar uma crise diplomática "sem precedentes" entre Brasil e Argentina.
Com informações do X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.