877 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal identificou bolsonaristas envolvidos nos ataques terroristas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília que fugiram para a Argentina, Uruguai e Paraguai. Segundo Ricardo Saadi, diretor de combate ao crime organizado, há indícios de que alguns dos 180 foragidos ainda não foram localizados.
A PF está utilizando recursos de inteligência para rastrear os fugitivos e suas rotas. Investigações indicam que alguns pediram asilo na Argentina, governada pelo presidente de extrema-direita Javier Milei. A facilidade de cruzar fronteiras com o Uruguai e o Paraguai também é uma das hipóteses investigadas.
O diretor da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que os pedidos de extradição serão enviados para a Argentina nesta semana. O Brasil aguarda uma resposta da comissão de refugiados argentina para formalizar os pedidos de repatriação.
O embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, recebeu uma lista com 143 condenados pelo 8 de janeiro e afirmou que "não há informações de que Milei vai ajudar brasileiros que fugiram". O governo argentino anunciou que os pedidos de refúgio serão analisados individualmente, segundo o porta-voz Manuel Adorni.
Autoridades argentinas relataram que pelo menos 65 investigados buscaram refúgio no país. Na semana passada, a PF realizou uma operação para prender 209 envolvidos no ataque, mas 47 mandados não foram cumpridos porque os alvos estavam na Argentina.
A PF informou que os brasileiros foragidos entraram na Argentina sem passar pelas autoridades na fronteira, usando porta-malas de carros, atravessando rios ou a pé.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.