Campanha "Fora Lira" ganha força após urgência do PL do Estupro

Portal Plantão Brasil
15/6/2024 17:19

Campanha "Fora Lira" ganha força após urgência do PL do Estupro

0 0 0 0

972 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Desde quinta-feira (13), a campanha "Fora Lira" é um dos temas mais comentados no X, antigo Twitter. A hashtag reflete uma forte mobilização nas redes sociais contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), devido à sua articulação pela urgência do PL 1904, conhecido como PL do Estupro.

Na noite de quarta-feira (12), Lira colocou o projeto em votação para tramitação em urgência de maneira sorrateira. A medida equipara a pena de aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, mesmo em casos de estupro.

Apesar de ser uma proposição da bancada evangélica com a extrema-direita, Lira optou por pautá-la para agradar esses setores. A pressão sobre Lira levanta a questão: é possível derrubar o presidente da Câmara?

O único ex-presidente da Câmara dos Deputados cassado neste século foi Eduardo Cunha (MDB-RJ), após renunciar à presidência e ser denunciado no Conselho de Ética por mentir sobre contas no exterior. Cunha foi afastado pelo STF e posteriormente cassado, mas seu processo foi longo e envolveu corrupção e pressão política.

Para Lira, a situação é diferente. Embora a pressão popular exista, outros fatores dificultam sua cassação. Seu mandato de presidente termina em alguns meses, desestimulando uma campanha de cassação. Além disso, ele mantém boas relações com outros poderes. Uma denúncia de corrupção contra Lira foi arquivada pelo STF em 2023, e provas de fraude em outra investigação foram anuladas.

Com informações da Revista Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians