799 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e ao ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil-PR). Em um tweet, Gleisi afirmou que "Lula está coberto de razão ao comparar Moro ao sabotador Campos Neto. Este, pelo menos, nunca negou que é bolsonarista".
A declaração de Hoffmann veio em resposta a um comentário feito por Sérgio Moro, onde o ex-juiz atacou Lula por criticar pessoalmente Campos Neto às vésperas de uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Moro defendeu a independência do Banco Central, dizendo que sem ela, Campos Neto já teria sido demitido.
Gleisi, então, rebateu o senador, chamando-o de "mentiroso com trânsito em julgado no STF" e criticou sua atuação como juiz e ministro. Ela enfatizou que Moro mentiu ao processar e julgar Lula, condená-lo sem provas e ao se dizer combatente da corrupção, quando estava a serviço de um projeto político.
Lula criticou duramente a atuação de Campos Neto, especialmente pela manutenção das altas taxas de juros. Ele ironizou um recente encontro de Campos Neto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, onde o presidente do BC teria manifestado interesse em assumir o Ministério da Fazenda em um eventual governo bolsonarista.
Lula comparou Campos Neto a Moro, destacando que ambos têm compromissos políticos que comprometem suas atuações. Ele afirmou que o presidente do BC deve ser sério e responsável, imune aos nervosismos do mercado.
Mentiroso com trânsito em julgado no STF é Sérgio Moro. Mentiu que podia processar e julgar Lula, quando era incompetente; mentiu para condená-lo sem provas; mentiu que combatia a corrupção quando estava s serviço de um projeto político. Lula está coberto de razão ao compará-lo…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 18, 2024