676 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a operação realizada no Complexo da Maré na semana passada não teve como objetivo vingar a morte de dois policiais em uma ação anterior. A declaração de Castro foi uma resposta à solicitação do ministro Edson Fachin na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das favelas.
Castro destacou que a suspeita de que ele teria permitido a operação por vingança "beira a irresponsabilidade". Ele ressaltou que a operação resultou na apreensão de um grande arsenal de guerra e na prisão de vários indivíduos, muitos deles de fora do estado do Rio de Janeiro. Segundo Castro, “é imprescindível refutar as leviandades... a respeito do suposto planejamento e/ou realização de denominadas ‘operações de vingança’ em razão da trágica morte de dois policiais na aludida operação”.
Na última terça-feira, as operações no complexo de favelas resultaram em cinco mortes, 23 prisões e a apreensão de um menor. Em retaliação, o tráfico fechou a Avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela.
O ministro Edson Fachin está analisando um pedido do PSB e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro por protocolos para futuras operações na Maré. Entre as solicitações, a petição pede que os policiais usem câmeras corporais que gravem continuamente, que ambulâncias acompanhem as operações que os locais onde ocorreram mortes sejam preservados para perícia.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.