943 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) os relatórios da correição realizada na 13ª Vara Federal de Curitiba. A investigação também foi encaminhada ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações criminais.
A correição, liderada pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, resultou na abertura de processos administrativos contra quatro magistrados envolvidos nas ações da Lava Jato. Entre eles está a juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sergio Moro e atualmente é senadora. O CNJ decidiu abrir os processos com 9 votos a favor e 6 contra.
Salomão afirmou que Hardt descumpriu deveres do cargo e cometeu infrações disciplinares, violando a Lei da Magistratura e o Código de Ética. O relatório da inspeção feita na Vara de Curitiba e na 8ª Turma do TRF-4 foi anexado ao processo.
Em abril, o CNJ afastou os desembargadores do TRF-4 Thompson Flores e Loraci Flores de Lima. Na mesma ocasião, revogou a suspensão de Gabriela Hardt e do juiz Danilo Pereira Júnior, seguindo a tese de Barroso. No mês passado, o ministro Flávio Dino do STF manteve o afastamento de Thompson Flores e Loraci Flores até a conclusão do processo disciplinar.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.