Lula defende diversidade e rejeita extremismo na Cúpula do Mercosul

Portal Plantão Brasil
8/7/2024 13:59

Lula defende diversidade e rejeita extremismo na Cúpula do Mercosul

0 0 0 0

958 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância da diversidade de opiniões e a rejeição ao extremismo durante a 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul em Assunção, Paraguai. Lula reafirmou que a pluralidade é fundamental, desde que não haja "extremismos" ou "intolerância". Ele evitou citar diretamente o presidente argentino Javier Milei, de extrema-direita, que não compareceu à reunião.

Lula ressaltou que o Mercosul é essencial para o desenvolvimento do Brasil e citou o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica ao defender a construção de vínculos regionais. Durante o evento, Lula também abordou a recente tentativa de golpe na Bolívia, reforçando a união dos países do Mercosul na defesa da democracia.

O presidente brasileiro mencionou as crises climáticas, como secas na Amazônia e inundações no Rio Grande do Sul, e celebrou a adesão ao Memorando de Entendimento sobre gestão de riscos de desastres. Lula criticou políticas ultraliberais e celebrou o aumento do comércio entre os países do bloco, que atingiu 49 bilhões de dólares. Ele também lamentou o impasse no acordo com a União Europeia e enfatizou a necessidade de ouvir a sociedade civil através da Cúpula Social.

Lula finalizou o discurso destacando a importância da solidariedade regional e a necessidade de um mundo de paz, condenando a violência em Gaza e celebrando as vitórias progressistas no Reino Unido e na França.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians