718 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Bolívia, Luis Arce, entregou a ata de ratificação da adesão plena do país ao Mercosul durante a Cúpula do bloco econômico. A incorporação da Bolívia como quinto sócio do Mercosul pode trazer benefícios significativos para Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Brasil, em particular, poderá se beneficiar em áreas como o acesso a minérios, como o lítio, e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que vivem em território boliviano.
Os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre serão os mais beneficiados, ganhando acesso ao oceano Pacífico através da Bolívia e de acordos já estabelecidos com Chile e Peru. Os portos de Arica, no Chile, e de Ilo e Matari, no Peru, atualmente usados pela Bolívia, entrarão na rota das exportações brasileiras. Pedro Silva Barros, coordenador de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), destacou a necessidade de adaptação dos portos e melhorias nas estradas na Bolívia para facilitar o transporte de cargas brasileiras.
A entrada da Bolívia no Mercosul também pode trazer melhorias para cidades brasileiras mais próximas do Pacífico do que do Atlântico, como Porto Velho, em Rondônia. Silva Barros ressaltou que a incorporação da Bolívia ao bloco econômico fortalecerá a presença de estados do Oeste brasileiro no Mercosul.
Além disso, a Bolívia possui grandes reservas de insumos necessários para a produção de fertilizantes, como potássio, fosfato e uréia, que atualmente são importados de países como Bielorrússia, Egito, Marrocos e Rússia. Essa nova dinâmica poderá favorecer o complexo agroindustrial brasileiro.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.