569 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A extrema pobreza no Brasil foi reduzida pela metade nos últimos dois anos, devido em grande parte à recuperação econômica, conforme apontado pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste do FGV IBRE. Em 2021, cerca de 19,2 milhões de brasileiros viviam com menos de R$ 209 por mês, representando quase 10% da população. Esse número caiu 50%, reduzindo para 9,67 milhões de pessoas em 2023.
O estudo destaca que diversos fatores contribuíram para essa diminuição, sendo os principais as políticas de transferência de renda, como o Auxílio Emergencial e o aumento no Bolsa Família. Além disso, a valorização do salário mínimo, a recuperação econômica, o retorno do turismo e um período com chuvas mais regulares também tiveram um impacto significativo.
Metade dos brasileiros que saíram da extrema pobreza nesse período vive no Nordeste. Os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco lideraram a redução da extrema pobreza na região, com quedas de 56,9%, 55,1% e 51,7%, respectivamente. Apesar do progresso, o Nordeste ainda possui mais de cinco milhões e meio de pessoas em extrema pobreza, representando 9% da população local.
O estudo também mostrou uma queda na pobreza em geral, de 22,9%, com o número de pessoas vivendo com até R$ 667 por mês caindo de 78,38 milhões em 2021 para 60,4 milhões em 2023. O Nordeste novamente se destacou, com mais de 5,4 milhões de pessoas saindo da linha da pobreza.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.