570 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (11/7), cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão na 4ª fase da Operação Última Milha, com o objetivo de desarticular o esquema de espionagem ilegal da chamada “Abin Paralela”.
A organização criminosa se infiltrou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar adversários do clã Bolsonaro com a ajuda do software FirstMile. O esquema ilegal, realizado sem aval da Justiça, tinha como foco espionar autoridades, jornalistas e advogados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre os presos estão Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército Brasileiro; Mateus Sposito, ex-assessor da Secretaria de Comunicação Social (Secom) na gestão Bolsonaro; Marcelo de Araújo Bormevet, policial federal; Richards Dyer Pozzer e Rogério Beraldo de Almeida. Além disso, ex-assessores do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) também foram alvos de busca e apreensão.
A investigação aponta que Giancarlo Rodrigues, militar do Exército, participou do monitoramento ilegal do advogado Roberto Bertholdo, a mando de Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Abin. Mateus Sposito é acusado de disseminar notícias falsas contra vacinas durante a pandemia de Covid-19. Marcelo Bormevet, delegado da PF, ganhou a confiança de Bolsonaro e Ramagem, sendo nomeado para comandar o Centro de Inteligência Nacional (CIN) da Abin. Richards Pozzer, empresário, é investigado na CPI da Covid por compartilhar fake news.
A operação desmantelou um esquema que monitorava ilegalmente membros dos três poderes e jornalistas, criando perfis falsos e divulgando informações falsas. Os investigados podem responder por crimes de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivo informático.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.