658 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Após uma série de declarações polêmicas de Javier Milei, que tensionaram as relações entre Brasil e Argentina, o governo Lula convocou o embaixador brasileiro na Argentina, Júlio Bitelli, para discutir o futuro das relações bilaterais. Bitelli se reunirá com o presidente Lula (PT) e o chanceler Mauro Vieira, e retornará às suas funções em Buenos Aires na próxima semana.
Diferente de uma ’chamada para consultas’, que indica reprimenda diplomática e pode sugerir ruptura nas relações, a convocação do embaixador tem como objetivo reavaliar as metas nas relações com a Argentina, um dos principais parceiros comerciais do Brasil. As discussões devem focar em energia e comércio internacional.
A tensão entre os países atingiu seu ápice na última semana, antes da primeira viagem de Milei ao Brasil. O presidente argentino reiterou declarações de campanha, chamando Lula de “comunista e corrupto”. Na ocasião, Milei veio a Santa Catarina para uma conferência de extrema direita com a família Bolsonaro, enquanto os chefes de Estado do Mercosul se reuniam no Paraguai.
Lula criticou a ausência de Milei na reunião do Mercosul: “Quem perde não são os que vieram, e sim quem não veio. Quem não veio desaprende um pouco, quem não veio não sabe o que está acontecendo. Quem perde é quem não vem”, afirmou.
Em resposta a uma publicação de Milei no dia 2 de julho, onde o argentino reafirmava suas críticas a Lula, o Itamaraty emitiu um comunicado à Casa Rosada: “Esperamos que não haja repetição da ofensa ao presidente Lula”. Alertado pelo Itamaraty, Milei recuou e não mencionou Lula em seu discurso no Brasil, focando em ataques ao "socialismo" e no apoio a Bolsonaro.
Com 57% da população argentina vivendo na pobreza, Milei tentou se defender atacando os "socialistas": "Vamos sair da miséria gostem ou não os socialistas, porque a grande maioria dos argentinos escolheu uma mudança profunda de regime."
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.