535 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente francês, Emmanuel Macron, aceitou a renúncia do primeiro-ministro Gabriel Attal nesta terça-feira (16), mas pediu que ele permaneça no cargo até a formação de um novo governo, conforme comunicado do Palácio do Eliseu.
A nota destaca que, para que um novo governo seja formado rapidamente, "é dever das forças republicanas trabalharem juntas para construir uma união em torno de projetos e ações a serviço dos franceses e da França".
Segundo a agência AFP, durante uma reunião do Conselho de Ministros, Macron deu a entender que o governo interino pode "durar algum tempo", possivelmente até o final dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam em 26 de julho e terminam em 11 de agosto.
Nas eleições legislativas do último dia 7, o bloco de esquerda obteve o maior número de assentos no Parlamento, mas não conquistou maioria suficiente para indicar o primeiro-ministro sozinho. O bloco centrista de Macron ficou em segundo lugar, seguido pela extrema direita.
Gabriel Attal é aliado de Emmanuel Macron e, na França, presidente e primeiro-ministro governam em conjunto.
No resultado surpreendente das eleições legislativas, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular conquistou o maior número de assentos na Assembleia Nacional, mas sem força suficiente para governar sozinha.

Veja como ficaram as três maiores bancadas da nova legislatura:
-Nova Frente Popular (esquerda): 182 assentos;
-Juntos (coalizão governista, de centro): 168 assentos;
-Reunião Nacional (extrema direita): 143 assentos.
Veja o vídeo sobre as eleições legislativas na França e o que acontece a seguir aqui:
Para a extrema direita, apesar do crescimento do número de assentos obtidos pelo Reunião Nacional (RN), de 88 para 143, o resultado foi uma decepção. No primeiro turno, o partido de Marine Le Pen havia saído à frente de todas as demais forças políticas, projetando obter a maioria absoluta da Casa.
É dever do presidente da França indicar um novo premiê a partir dos resultados dessas eleições, mas ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.