517 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nesta sexta-feira (19), o mundo despertou com um apagão global generalizado em sistemas informáticos, afetando setores cruciais como aviação, bancos e comunicações. A causa foi um aplicativo de segurança chamado Cloudstrike, que provocou uma pane geral nos sistemas Windows, da Microsoft.
No programa Fórum Café, o analista de dados Edgard Piccino analisou o ocorrido, que já é considerado o maior apagão digital da história. "O Windows tem muitos problemas de segurança, por isso muitas corporações utilizam serviços de defesa cibernética. Esse apagão começou com um serviço chamado Cloudstrike, muito usado por grandes empresas. O sistema caiu durante uma atualização e gerou um problema no Windows, que ficou em looping na tela azul. A atualização em nuvem da Microsoft também caiu, agravando o problema. Essa queda em cadeia ainda não foi mitigada", explicou.
Piccino fez uma previsão preocupante: "Demorou para isso acontecer e é o prenúncio de apagões maiores. Um dia, teremos um apagão global que afetará energia, comunicação, internet e televisão. Haverá um apagão global", alertou.
A Associated Press (AP) informou que o apagão está impactando usuários da Microsoft e da cibernética CrowdStrike. Em comunicado, a CrowdStrike mencionou problemas no sistema operacional Windows, especificamente no sensor "Falcon". Em resposta, a Microsoft afirmou estar tomando medidas para mitigar os problemas em seus serviços.
A plataforma CrowdStrike Falcon, lançada em 2013 como o primeiro produto da empresa, é apontada como a causa do incidente global que afetou diversos sistemas tecnológicos. O aplicativo, que fornece proteção de endpoint e inteligência contra ameaças, apresentou uma falha em uma atualização recente do driver do software, resultando em instabilidade generalizada
Assista ao vídeo com entrevista completa de Edgard Piccino:
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.