540 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo Lula está desenvolvendo um projeto revolucionário para acabar com o uso de lenha para cozinhar, prática ainda comum entre as famílias mais pobres no Brasil. A primeira-dama Janja Lula da Silva anunciou a iniciativa durante um evento do G20 no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (24).
No evento, Janja destacou a importância de enfrentar a "pobreza energética" como uma maneira de combater a fome e a insegurança alimentar. O plano envolve a implantação de cozinhas comunitárias nas periferias, utilizando gás produzido em biodigestores, conhecido como biogás.
A ideia surgiu após visitas de Lula à África, onde observou que muitas mulheres, assim como no Brasil, dependem da lenha para cozinhar, enfrentando diversos riscos. Janja enfatizou que o projeto visa beneficiar mulheres em diferentes partes do mundo, reduzindo os perigos associados ao uso da lenha.
A lenha ainda compõe 25% da matriz energética residencial no Brasil, enquanto o gás de cozinha representa 21%, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O projeto de cozinhas comunitárias com biogás será apresentado em outubro por um grupo de trabalho do governo.
Além do anúncio do projeto, Lula lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa global para combater a desigualdade social. Durante a reunião ministerial do G20, Lula destacou a necessidade de ações coordenadas e soluções duradouras para enfrentar a fome, que afeta 29% da população mundial.
Lula ressaltou a importância da solidariedade e da distribuição equitativa de recursos para garantir dignidade a todas as pessoas. “Muito dinheiro nas mãos de poucos simboliza miséria, prostituição e fome. Pouco dinheiro nas mãos de muitos é o contrário; significa decência e dignidade para todas as pessoas”, concluiu Lula.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.