Descontrole e aumento de roubos de armamentos do exército é uma séria ameaça à segurança

Portal Plantão Brasil
24/11/2023 19:26

Descontrole e aumento de roubos de armamentos do exército é uma séria ameaça à segurança

0 0 0 0

555 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A segurança dos arsenais do Exército Brasileiro está em xeque após uma série de furtos e roubos, especialmente de armamentos de grosso calibre. Desde 2013, foram desviadas 67 armas, incluindo 40 entre metralhadoras, fuzis e espingardas. O episódio mais alarmante ocorreu em outubro, quando 21 metralhadoras foram roubadas de uma unidade do Exército em Barueri, na Grande São Paulo, expondo uma falha grave na segurança das instalações militares.

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base na Lei de Acesso à Informação, revelou que até outubro, o Exército registrou 48 ocorrências de desvio de armamentos ou munições, uma média preocupante de quase cinco por mês. Este número, o maior da última década, destaca que o furto de outubro não foi um incidente isolado, mas parte de uma tendência alarmante.

Além disso, somente neste ano, o arsenal roubado ou furtado de quartéis inclui pelo menos 460 munições, três pistolas, 21 metralhadoras e dois fuzis, espalhados por sete das 12 regiões militares do país, com São Paulo sendo o estado mais afetado. Mais de 26,4 mil munições foram furtadas de instalações militares nos últimos dez anos, sendo este o material bélico mais extraviado do Exército.

David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que a seleção do Exército pode facilitar a entrada de indivíduos não comprometidos com a disciplina necessária, aumentando as vulnerabilidades. Melina Risso, diretora do Instituto Igarapé, ressalta que os furtos e roubos em arsenais das Forças Armadas são uma das principais fontes de abastecimento de armas para o crime organizado no Brasil.

No caso do arsenal de Barueri, a força conseguiu recuperar 19 das armas um mês após o crime, com a colaboração das polícias de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas duas ainda estão desaparecidas. O Exército assegura que todas as ocorrências são investigadas, com a abertura de inquéritos policiais militares e processos de apuração de transgressões disciplinares, garantindo punições rigorosas conforme a lei.

*Com informações de Sputnik Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians