628 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo de Israel, apesar de ter recebido informações detalhadas com mais de um ano de antecedência sobre um planejado ataque do Hamas, falhou em prevenir o atentado ocorrido em 7 de outubro. Esta revelação, divulgada pelo New York Times, aponta para uma subestimação significativa das capacidades do grupo pelo serviço de inteligência israelense.
Um documento extenso, com cerca de 40 páginas, descrevia meticulosamente a estratégia do Hamas, incluindo o uso de uma barragem de foguetes, drones para neutralizar sistemas de segurança, metralhadoras automáticas e a infiltração de homens armados em território israelense por diversos meios. Este plano foi executado com precisão pelo Hamas, conforme descrito no documento.
O ataque, que visava sobrecarregar as defesas israelenses ao redor da Faixa de Gaza, tinha como alvo bases militares e cidades israelenses. O documento, embora não especificasse uma data para o ataque, detalhava informações sensíveis sobre as forças militares de Israel, incluindo localizações e capacidades de comunicação.
Apesar de a inteligência israelense ter detectado treinamentos do Hamas que correspondiam ao plano, um coronel da divisão de Gaza desconsiderou os alertas, resultando em uma falha crítica de segurança. Hoje, autoridades israelenses reconhecem nos bastidores que houve uma falha de inteligência significativa, admitindo que o ataque poderia ter sido neutralizado ou evitado se os alertas tivessem sido levados a sério.
O ataque do Hamas, que incluiu a invasão da base militar israelense em Re’im, responsável pela proteção da região de Gaza, foi um dos pontos culminantes do plano e demonstrou a gravidade da subestimação das capacidades do grupo por parte de Israel.
*Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.