785 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
A Defesa Civil de Maceió relatou que a velocidade vertical de afundamento do solo é alarmante, sendo de 0,7 cm por hora, com um total de 11,8 cm de deslocamento nas últimas 24 horas. O afundamento está concentrado principalmente no bairro Mutange, local da mina número 18 de sal-gema da Braskem, onde existe um risco iminente de colapso.
A população foi orientada a não transitar na área desocupada enquanto medidas de controle são implementadas, com a situação permanecendo em alerta máximo. Um abalo sísmico recente de magnitude 0,89 foi registrado, indicando uma situação mais intensa do que o incidente da noite anterior.
Apesar da gravidade, houve uma diminuição na velocidade de afundamento da terra na mina 18, agora a 0,7 cm por hora. A situação é particularmente grave nos bairros de Mutange, Pinheiro e Bebedouro, que já sofreram com abalos sísmicos anteriores.
A prefeitura de Maceió declarou emergência por 180 dias devido ao possível colapso da mina, e a área já está desocupada, com restrição de circulação de embarcações na Lagoa Mundaú. A Braskem afirmou que continua monitorando a situação da mina 18 e adotando medidas para minimizar impactos, com a região estando desabitada desde 2020.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.