635 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em um marco histórico para a integração sul-americana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em colaboração com Argentina, Paraguai e Chile, alcançou um acordo significativo com os Emirados Árabes Unidos durante a COP 28. Este acordo visa financiar o ambicioso Corredor Bioceânico de Capricórnio, um projeto logístico que promete conectar o porto de Santos, no Brasil, ao porto de Antofagasta, no Chile, facilitando o comércio entre o Oceano Atlântico e o Pacífico e fortalecendo as relações comerciais entre os continentes.
Este corredor logístico não apenas promoverá o comércio entre os países envolvidos, mas também trará benefícios econômicos significativos para toda a região, reforçando a integração entre os portos latino-americanos e otimizando o transporte de mercadorias de pontos estratégicos globais, como a China, a Costa Oeste dos EUA e outros países latino-americanos.
O presidente chileno, Gabriel Boric, destacou a importância deste projeto de integração, que une a via terrestre do sul do Brasil aos portos do norte do Chile, atravessando Paraguai e Argentina. O acordo com os Emirados Árabes Unidos, que contou com o protagonismo de Lula e do presidente paraguaio Santiago Peña, é um testemunho da visão de Lula para uma América do Sul mais conectada e próspera.
A declaração conjunta assinada em Dubai por Lula, Peña e Mohammad bin Zayed, chefe de estado dos Emirados, reforça o compromisso das partes em trabalhar juntas, em cooperação com os setores privados, para acelerar a atividade econômica e explorar oportunidades no Corredor Bioceânico.
Veja o vídeo:
#COP28 | O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assina a declaração conjunta para a cooperação no Corredor Bioceânico entre Brasil, Paraguai, Argentina e os Emirados Árabes Unidos.
— Governo do Brasil (@govbr) December 1, 2023
??DIGITAL/PR pic.twitter.com/bz9PK4uff4