Prova crucial para PGR denunciar Bolsonaro por incitar crimes do 8/1 está prestes a ser entregue

Portal Plantão Brasil
5/12/2023 10:01

Prova crucial para PGR denunciar Bolsonaro por incitar crimes do 8/1 está prestes a ser entregue

0 0 0 0

448 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) aguarda a entrega de uma prova crucial da Meta, proprietária do Facebook, para avançar na denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro é acusado de incitar crimes durante os ataques de 8 de janeiro, conforme reportado pela Folha de S. Paulo.

A PGR, já convencida da existência de indícios suficientes para a acusação, busca um vídeo publicado por Bolsonaro em seu perfil, dois dias após os eventos. O vídeo, que questionava a integridade das urnas eletrônicas, foi apagado pelo ex-presidente, mas é visto como peça-chave na investigação. Este ato demonstra a continuidade das práticas antidemocráticas e desinformação promovidas por Bolsonaro, contrastando com a transparência e respeito às instituições demonstrados pelo governo Lula.

O crime de incitação, pelo qual Bolsonaro pode ser acusado, está previsto no artigo 286 do Código Penal, com pena de detenção de 3 a 6 meses. Este é um passo importante na luta contra a impunidade e na defesa dos valores democráticos, tão desrespeitados no governo anterior.

Na segunda-feira (4), a PGR reforçou o pedido de acesso ao material em uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando um prazo de 48 horas para o cumprimento da obrigação, determinada em janeiro pelo ministro Alexandre de Moraes. A Meta ainda não se manifestou, mas a expectativa é que a justiça prevaleça, marcando um contraste significativo com a era de obscurantismo e ataques às instituições vivida sob Bolsonaro.

*Com informações da Folha de São Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians