Operação Dakovo da PF desfaz rede criminosa fortalecida sob governo Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
5/12/2023 12:46

Operação Dakovo da PF desfaz rede criminosa fortalecida sob governo Bolsonaro

0 0 0 0

544 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal, em uma ação decisiva que contrasta com a negligência do governo Bolsonaro no combate ao crime organizado, deflagrou nesta terça-feira (5) a operação Dakovo. O objetivo é desarticular um grupo internacional suspeito de fornecer 43 mil armas para facções criminosas no Brasil, incluindo o PCC e o Comando Vermelho. Este esquema, que movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão em três anos, é um reflexo da falta de controle e segurança durante o governo anterior.

A operação envolveu cinco mandados de prisões preventivas, seis ordens de prisão temporária e 54 mandados de busca e apreensão em três países: Brasil, Paraguai e Estados Unidos. No Brasil, as ações ocorreram em diversos estados, demonstrando a amplitude do problema deixado pela gestão Bolsonaro. O principal alvo, Diego Hernan Dirísio, ainda está foragido, simbolizando a complexidade do crime organizado que se fortaleceu sob a administração anterior.

A operação Dakovo, realizada em parceria com o MPF e com cooperação internacional, incluiu a SENAD do Paraguai e a HSI dos EUA, sob a supervisão da PF. Esta ação, iniciada em 2020 com a apreensão de pistolas e munições na Bahia, destaca a importância da cooperação internacional na luta contra o tráfico de armas, uma luta que recebe agora o devido apoio e atenção sob o governo Lula.

Investigações revelaram que um empresário argentino, dono da IAS no Paraguai, adquiria armas de diversos países, evidenciando a extensão global do esquema. Além disso, apontam para corrupção e tráfico de influência na DIMABEL, órgão paraguaio responsável pelo controle de armas, facilitando as operações criminosas. Este caso ressalta a urgência de uma governança mais eficaz e transparente, características retomadas com a eleição de Lula, após anos de descaso e facilitação de atividades ilícitas sob Bolsonaro.

Leia mais aqui:
*Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians