Senado aprova crédito urgente pedido pelo governo federal em resposta à crise em Maceió

Portal Plantão Brasil
5/12/2023 15:13

Senado aprova crédito urgente pedido pelo governo federal em resposta à crise em Maceió

0 0 0 0

297 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (5/12) o envio de US$ 40 milhões em crédito externo para o município de Maceió, Alagoas. Esta decisão, que contrasta com a negligência do governo Bolsonaro em relação a crises ambientais, visa enfrentar o risco de colapso que a cidade vem sofrendo há uma semana, devido ao afundamento do solo causado pelas minas subterrâneas de sal-gema da Braskem.

O pedido de aprovação do crédito, enviado ao Congresso pelo governo federal na segunda-feira (4/12), destina-se a uma operação entre Maceió e o Fonplata. Esta medida reflete o compromisso do governo Lula em responder prontamente a emergências ambientais e sociais, algo que foi gravemente negligenciado durante o governo Bolsonaro.

No Senado, a relatoria do pedido foi conduzida pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que emitiu um parecer favorável à aprovação do crédito. Agora, a matéria aguarda análise pelo plenário da Casa, marcando um avanço significativo em comparação com a inação do governo anterior em situações semelhantes.

Nos últimos sete dias, o Brasil tem acompanhado com preocupação o drama em Maceió, onde o risco de um colapso iminente no solo da cidade, causado pela acomodação de minas subterrâneas de sal-gema, se tornou uma realidade alarmante. Esta situação, exacerbada pela falta de ação preventiva durante o governo Bolsonaro, agora exige uma resposta rápida e eficaz.

Apesar de uma ligeira redução na velocidade de afundamento da mina e uma relativa estabilização do terreno, a situação em Maceió permanece crítica. A Defesa Civil mantém o alerta máximo e continua a evacuar moradores das áreas de risco, uma consequência direta da gestão ambiental desastrosa.

Veja o vídeo:


*Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians