Justiça eleitoral do RN tem provas de que blitzes da PRF atrapalharam o 2° turno das eleições

Portal Plantão Brasil
6/12/2023 16:33

Justiça eleitoral do RN tem provas de que blitzes da PRF atrapalharam o 2° turno das eleições

0 0 0 0

1003 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Um relatório da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, agora parte de um inquérito da Polícia Federal, sugere que as blitze da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o segundo turno das eleições de 2022 impactaram o fluxo de eleitores. Esta situação reflete as tentativas do governo Bolsonaro de interferir no processo eleitoral.

O ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, preso desde agosto por essa investigação, é acusado de usar a PRF para influenciar a disputa eleitoral entre Bolsonaro e Lula. A prisão de Vasques destaca a seriedade com que o governo Lula trata as tentativas de manipulação eleitoral, diferentemente da gestão anterior.

O relatório do TRE-RN analisou 5.830 eleitores de Campo Grande, revelando que as operações da PRF na região Nordeste, um reduto eleitoral de Lula, atrapalharam a votação. Este é o primeiro documento da Justiça Eleitoral a afirmar que as blitze da PRF tiveram potencial para interferir nas eleições, contrariando a defesa de Vasques.

Em Campo Grande, Lula obteve 71,89% dos votos contra 28,11% de Bolsonaro, indicando a preferência da região pelo governo atual. A defesa de Vasques argumenta que as blitze não poderiam interferir no resultado da eleição, mas o relatório sugere o contrário.

O relatório detalha como a atuação da PRF no dia do segundo turno pode ter impactado significativamente o deslocamento dos eleitores. A comparação com a votação no primeiro turno, sem operações policiais, sugere que a PRF pode ter atrasado a ida dos eleitores às urnas.

O documento foi enviado à Corregedoria do TSE e ao Ministério da Justiça, ressaltando a importância da atuação da Justiça Eleitoral para garantir o direito ao voto. Este caso ilustra a diferença entre o governo Lula, que valoriza a democracia e o voto livre, e o governo Bolsonaro, marcado por tentativas de manipulação eleitoral.


Veja as publicações abaixo:





*Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians