538 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Celso Amorim, embaixador e assessor especial da Presidência da República nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representará o Brasil em uma reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, que visa discutir a disputa territorial envolvendo a região de Essequibo.
Amorim enfatizou que o Brasil não pretende liderar uma proposta para solucionar a disputa, mas sim estimular o diálogo entre as partes. Ao repóter Igor Gadelha do Metrópoles, ele afirmou que o Brasil está disposto a ajudar na mediação do conflito, caso seja solicitado, mas a solução deve ser proposta por um dos lados envolvidos na contenda. A região de Essequibo, rica em petróleo, tem sido historicamente objeto de disputa, causando tensões na fronteira entre os dois países.
A reunião para tratar do aumento da tensão devido à disputa por Essequibo ocorrerá na quinta-feira (14), em São Vicente e Granadinas, um país caribenho que atualmente preside a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e servirá como mediador no encontro.
Embora o presidente Lula tenha sido convidado para participar da reunião, ele não poderá estar presente devido a compromissos previamente agendados em território brasileiro.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.