704 visitas - Fonte: Plantão Brasil
No mês de outubro deste ano, o Governo do Amazonas nomeou Lanalbert Nunes Obando, de 43 anos, para um cargo de gerente na Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), ligada à segurança pública do estado. Porém, Lanalbert é irmão do narcotraficante internacional Sérgio Roberto Obando, de 49 anos, o que gerou controvérsia e questionamentos sobre sua nomeação. Lanalbert foi exonerado na noite de segunda-feira (11/12), apenas duas horas após o Metrópoles buscar esclarecimentos sobre o caso junto ao governo.
Sérgio é uma figura notória na região do Amazonas e, de acordo com a Polícia Federal (PF), é associado a uma organização criminosa que liderava o tráfico internacional de drogas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Essa atividade abastecia o mercado ilegal das principais facções criminosas do país, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
Em 2011, Sérgio e outras 35 pessoas foram presos pela PF durante a Operação Ilhas, na qual foram apreendidas cerca de uma tonelada e meia de cocaína e R$ 150 mil em espécie. Em outubro de 2017, ele foi preso novamente pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com 400 quilos de entorpecentes avaliados em R$ 2 milhões.
Em 2019, a Polícia Civil do Amazonas cumpriu um mandado de prisão contra Sérgio por tráfico de drogas. Apesar de cumprir pena em prisão domiciliar por dois anos após um procedimento cirúrgico, essa decisão foi revogada, e ele voltou à prisão. Recentemente, Sérgio foi transferido para o Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), cerca de 14 dias antes de seu irmão ser nomeado para o cargo no governo.
Lanalbert Nunes Obando trabalhou como gerente operacional da Unidade Prisional do Puraquequara antes de ingressar na Seai. A Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) é responsável por investigar uma variedade de crimes, incluindo crimes contra a vida e o patrimônio público, tráfico de drogas, crime organizado, crimes ambientais e sistema prisional, além de atuar em órgãos públicos do estado.
Posicionamento do Governo
O governo do estado divulgou uma nota após ser questionado sobre o parentesco de Lanalbert com Sérgio e sua nomeação. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP) informou que, após tomar conhecimento do vínculo de parentesco por meio da reportagem, o secretário de Segurança exonerou imediatamente Lanalbert e o chefe do setor responsável por sua indicação ao cargo. A SSP também afirmou que irá apurar as circunstâncias da nomeação.
Com informações do Metrrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.