1160 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reforçando os estoques reguladores de alimentos para conter a alta nos preços da cesta básica e garantir a estabilidade do mercado interno. A medida, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prevê um investimento inicial de R$ 1 bilhão na compra de arroz, milho e trigo, além da ampliação de crédito para pequenos produtores. O objetivo é reduzir a inflação dos alimentos e minimizar o impacto das oscilações do mercado internacional.
A secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli de Oliveira, afirmou que o governo já conseguiu reduzir a inflação dos alimentos em 2023 e que, com uma safra recorde e a queda do dólar, a tendência é de estabilização dos preços. O governo também avalia o uso de contratos de opção para o milho e a inclusão do trigo na política de estoques, embora essa última opção demande estudos mais aprofundados.
A compra de arroz será concretizada até julho e visa atender principalmente a demanda após as enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por grande parte da produção nacional do grão. Já o milho e o trigo terão estoques regulados conforme as condições de mercado e produção. O governo também pretende reformular o crédito agrícola, destinando recursos para facilitar financiamentos por meio do Banco do Brasil.
Além disso, está sendo analisado o fim das bandeiras do vale-alimentação, que limitam os estabelecimentos onde o benefício pode ser utilizado. Atualmente, essas bandeiras retêm de 6% a 12% do valor do benefício, encarecendo os preços para os consumidores. A mudança permitiria maior liberdade de compra e auxiliaria na redução dos custos dos alimentos.
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) destacou que a valorização do dólar e eventos climáticos extremos influenciaram a inflação dos alimentos nos últimos meses, mas reforçou que o governo Lula está agindo decisivamente para controlar a situação. "Lula tem um compromisso gigante com os mais pobres e não vai descansar enquanto não colocar os preços dos alimentos no devido lugar", afirmou.
Com essa estratégia, o governo vai garantir o abastecimento interno e impedir que a população mais vulnerável sofra com aumentos abusivos nos preços dos alimentos essenciais.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.